Porto Alegre, 08 de Dezembro de 2019

Castillo e Senequita

Além dos grupos de jovens se reunirem semanalmente na paróquia de sua cidade, momentos e oportunidades de experiência com o Cristo jovem, alegre e missionário, a Jucar tem como proposta reunir os jovens de toda província duas vezes ao ano. O primeiro encontro é chamado de Castillo (em espanhol Castelo, referencia ao Castelo interior de Santa Teresa de Jesus) trata-se a um retiro de iniciação ao carisma Carmelitano, onde é transmitido ao jovem teoricamente e também na prática, a mística, a espiritualidade e o modo de vida de Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz entre outros santos do Carmelo. Este é um retiro que normalmente acontece no mês de julho.

O segundo momento de encontro acontece no final do ano e recebe o nome de Senequita (expressão “Pequeno Sêneca” de Santa Teresa de Jesus ao dirigir-se a São João da Cruz) que refere-se a um estudo mais aprofundado de um determinado tema relacionado à espiritualidade do Carmelo.

Além destes retiros anuais, a Jucar, tem como mais objetivo fazer com que esses jovens de diversas cidades permaneçam unidos mesmo estando longe, através da oração e do carisma Carmelitano.